terça-feira, 11 de outubro de 2011

A General Motors programou o câncer de Tancredo Neves


        Pichei muito quando moleque !!
        Muito mesmo...!!!! Hahaha...!!!!
        Morava na Ponta da Praia e meu apelido vivia nos muros do Inter, do Regatas e do Saldanha... De todas as cores possíveis e imaginárias !! Adorava quando pintavam de branco os muros... Passava o dia pensando no momento de (quase) perpetuar meu apelido ali...
        E claro, não eram apenas nestes muros que pichava... Todos os muros da Ponta da Praia eram meus !!
        E arranquei muita planta “trepadeira” pela raiz quando o Internacional teve a infeliz (para mim, claro !!) idéia de planta-las...
        Hoje não sei se picharia mais... Não que me arrependa daquelas atitudes, mas também não me orgulho !!
        E pra que então que fiz esse pequeno desabafo ??
        Porque carrego comigo, desde aquela época, um mistério e um ídolo...
        O autor da frase mais enigmática que tive conhecimento nesta minha curta existência.

         “A General Motors programou o câncer de Tancredo Neves”

        Puhta cara genial !!!!
        Com uma frase ele foi capaz de intrigar não só a mim, mas a centenas de Santistas que até hoje não encontraram significado para aquilo ! Nem Robert Langdon seria capaz de decifrar este enigma !!
        A estória mais “original” que escutei sobre a frase é que ela foi escrita por um ex-funcionário, ele mesmo infectado, da empresa em questão que desenvolveu o tal vírus, capaz de se propagar através de um avião... Coisa de maluco !!
        Cheguei a encontrar esta frase pichada em São Paulo também. E da mesma forma que a frase apareceu, desapareceu sem deixar vestígios.
        Nem no Google, geralmente rico em explicações para as coisas sem explicações conseguiu me responder... Um único resultado e, mesmo assim, citado em um comentário de um blog...
        Não posso morrer sem desvendar este segredo...
        Você tem alguma informação sobre a frase ????
        Por favor, imploro que nos conte !!!!
        Estou ansioso por respostas...

        Falando de Santos

        E.T.: VocÊ tem alguma pichação que faz parte das suas mais “tenras” memórias ??
        Conta pra nós, pô !!!!

9 comentários:

Pária-mor disse...

Finalmente encontrei alguém que consegue se lembrar dessa história!
Minhas lembranças são quase como as suas, onde lembro de ter visto pichações em Santos e também na capital. Acho que umas 3 ou 4 diferentes no total. Mas parece que ninguém mais se lembra ou mesmo nunca viu tal mensagem.
Eu nunca deixei de pensar nisso e venho procurando, de tempos em tempos, mais informações na Internet: A GM CAUSOU O CANCÊR QUE MATOU TANCREDO ... nunca tinha achado nada, mas agora estou muito feliz de saber que não sou o único a lembrar e querer saber dessa história ... e pelos views da página parece que existem outros ... fico pensando em quantos lugares e cidades foram vistos e quem os fez, será que tinha realmente um fundo de verdade ou foi uma brincadeira bem elaborada ...
Enfim, tenho muitas questões sobre esse Toynbee nacional, e se vc ou alguém puder dar mais informações para restaurar minha sanidade fico muito agradecido! Abraço a todos!

Junior_ilha disse...

nao sei se faz sentido.. mas todo santista é muito curioso com essas frases nos muros... Tancredo quando eleito pelo colegiado, teve boa parte de votos perdidos para Maluf e alguns que se abstiveram, de maioria do PT... Diz a historia a ligação do Partido dos Trabalhadores e a CUT... que influenciaram na greve de 85 da General Motors, prendendo os chefes e executivos no famoso "chiqueirinho"... acredito que a ligação só pode ter vindo da analogia de, coincidentemente ou nao, logo apos a morte de Tancredo, o alto escalão da GM ter feito a demissao em massa de alguns funcionarios, portanto a GM teria "programado" o cancer do Presidente para amenizar os "falatorios" das demissoes... será isso ou to viajando?

Sill disse...

Engraçado, essa frase também sempre me intrigou e tambem vez ou outra buscava informações...mas nunca encontrei.
A explicação do Junior tem bastante sentido.
Bom saber que tb nao sou a única...
Valeu!

Leandro Lui disse...

Nossa! Encontrei aqui outras pessoas que também viram as pixações. A de Santos eu até lembro o local: no muro do CT Chico Guimarães, de frente para a Valdemar de Leão, é ou não é? E eu gostei da explicação do Júnior. Faz sentido ser obra de um (ou mais) ex-funcionário da GM, revoltado com a demissão. Essa pixação chegou aos anos 90. Ficou mais de um ano exposta, não foi? Mistério ainda não totalmente resolvido, mas satisfatoriamente teorizado. Abraço a todos.

Fábio Coca disse...

Cara, eu já havia visto sua publicação faz muito tempo, procuro alguma imagem desta pichação histórica e NADA, não existe registro. Impressionante, era espalhada pelo estado inteiro

Adair Dias disse...

Caramba, que bom que nao sou só eu que lembro disso.

Dr. Marcelo Branco Gómez disse...

É muito bom encontrar mais uma galera que lembra dessas pichações e até hoje ficam intrigados com o seu teor. Rssss

Eu era criança e sempre via pelos arredores do Canal 2, mas não lembro exatamente o local. Salvo engano cheguei a ver em postes também a frase feita com gabarito. Mas não tenho certeza disso.

Achei bem interessante a teoria do comentário do Júnior. Faz sentido.

Mas será que um dia descobriremos o(s) autor(es) dessas pichações e conheceremos o seu real significado? Provavelmente não, mas vale o mistério de décadas. Abraços!

Edu disse...

Cara, sou de SP e na epoca passava férias em Peruibe e lá tinham vários muros pichados com essa frase. Todos ficavam intrigados, mas nunca saiu nada na mídia sobre essa teoria.Grande mistério mesmo!

Alexsandro disse...

Legal gente. Eu também sempre lembrava disso. Vi várias passando de ônibus 🚍. O local que me lembro é ali no na São Francisco com Frei Gaspar. Gostei da teoria do Junior.
Outra pichação que nunca esqueci era a do Jairo Pinto o+ Phoda (pensava que era 'Vairo Pinto at Foda'